Por CleanMyMac
O localizador de lixo mais popular para Mac
Aquela pilha de pastas antigas que você vive se esquecendo de apagar está cobrando o seu preço. Um disco cheio leva muito mais tempo para responder e para abrir e mostrar itens. E resulta em um Mac lento.
Nunca deixe arquivos grandes na mesa pois eles são os que mais afetam a velocidade do Mac. Encontre arquivos com mais de 10 GB no Mac e mova‑os para a nuvem ou um disco externo. Basta ordenar os documentos por tamanho.
Alguns apps podem parecer inocentes e ainda assim consumirem um tanto de memória. Por exemplo, um app que fique se atualizando ou que analise o Mac em segundo plano.
Existe uma categoria própria de pequenos aplicativos (chamados de Agentes Iniciais) que residem em uma das pastas da Biblioteca (“Launch Agents”). Veja se você encontra algo fora do normal neste local:
Caso encontre algo suspeito, verifique o app principal relacionado ao agente inicial e apague‑o.
O número de vírus para Mac aumenta ano após ano. Se o Mac estiver lento, como se houvesse algo travando o processador, você pode ter instalado um app malicioso sem querer.
Se você sabe qual dos apps no Mac é o app malicioso, metade do problema já está resolvido:
Caso tenha seguido os passos acima e ainda esteja com problemas, atualize o software do sistema. Pode ser que você ainda não tenha instalado uma atualização de segurança.
Quando o computador fica sem memória RAM, o sistema começa a usar a memória virtual. E por depender do disco para armazenar informações, ela é horrivelmente lenta.
Observe os aplicativos que estão abertos atualmente. Feche os que não estiverem em uso e reabra os outros. Encerre e reabra os navegadores, pois alguns sites consomem memória mesmo depois de fechados.
P.S.: não fique com centenas de abas abertas.
Se você não estiver com disposição para passar horas tentando deixar o Mac em forma manualmente, temos uma sugestão. Baixe o CleanMyMac e deixe que ele faça o trabalho por você. Ele é um utilitário simples e poderoso para acelerar o Mac. O CleanMyMac tem mais de 25 ferramentas para resolver os problemas descritos anteriormente (além de outros). E mais, ele é superproativo e alerta você antes que o Mac fique lento e o sistema corra riscos.